Vamos tentar simplificar o entendimento do processo de cadastro de aerodesportista realizado pelo ADB Brasil junto à ANAC:

  1. Você se cadastra no site da ANAC no link a seguir https://sistemas.anac.gov.br/Aerodesporto103/
  2. Importante: guarde bem para sempre o LOGIN e SENHA de acesso, bem como o e-mail utilizado para o cadastro.
  3. Durante o cadastro, na parte ANEXOS favor subir um documento como CNH ou RG e, também um comprovante de residência.
  4. Você se cadastra no site do ADB Brasil por onde segue o fluxo do processo de validação de seu cadastro junto à ANAC. O link é https://rbac103.aerodesportobrasil.com.br/
  5. No site ADB Brasil só é necessário um cadastro onde você irá preencher todas as informações como nome completo, endereço completo e demais dados com upload de uma foto sua e uma assinatura digital. Importante: a assinatura e a foto não pode ser pesadas apenas uns 150 kb cada, senão o sistema irá dar erro.
  6. Estando estes dois cadastros em ordem com as informações acima descritas e seus anexos, o sistema do ADB Brasil irá lhe enviar um e-mail com as informações de pagamento do valor para o serviço.
  7. O PIX do ADB Brasil é contato@aerodesportobrasil.com.br
  8. Enviar o comprovante de pagamento para o mesmo e-mail acima.
  9. Após recebimento do comprovante o sistema ADB Brasil irá lhe enviar um e-mail com o link e a senha para a prova de conhecimentos. Lembrar que ao clicar no link você terá 30 minutos corridos para realizar a prova, por isso, apenas acione o link quando estiver tranquilo para fazer a prova.
  10. Para cada pagamento o sistema irá lhe enviar uma nota fiscal eletrônica de serviços.
  11. Realizada a prova, tanto o praticante quanto o ADB Brasil receberá um e-mail informando o resultado.
  12. O Instituto do Aerodesporto Brasileiro tem a disposição o material de estudo que são:
    • RBAC 103
    • ICA 100-3
    • ICA 100-12 – VFR

Estes materiais estão disponíveis em apresentações de PDF no site e, também no canal youtube como uma vídeo-leitura no link Aerodesporto – ADB Brasil – YouTube

  1. Em sendo aprovado, o ADB Brasil segue para a plataforma do Aerodesporto da ANAC e torna o seu cadastro vigente. Este sistema da ANAC após a finalização desta ação enviará para você um e-mail informando que você poderá emitir a sua certidão de aerodesportista.
  2. Na sequência o ADB Brasil também atualizará a sua plataforma aprovando seu cadastro e você também receberá um e-mail com a informação de que já poderá entrar na plataforma do Aerodesporto da ANAC para emitir a sua certidão de aerodesportista.
  3. Processo encerrado.
  4. Informações Importantes:
    • Leve sempre uma via em papel quando for voar.
    • Guarde uma cópia digital em seu celular, tablet ou notebook que levar consigo para o voo.
    • A certidão tem uma validade de 12 meses a partir da sua emissão, por isso guarde bem o seu LOGIN e SENHA do portal de aerodesportista da ANAC para você mesmo renová-la quando precisar. Esta renovação é realizada através de uma nova emissão da certidão de aerodesportista. Simples.