Anuário Brasileiro de Aviação Civil 2021

Um potencial, uma mina de ouro, um diamante bruto, enfim, um mercado que sempre influenciou todas as áreas da indústria do turismo e aeronáutica nacional, que vai da instrução à formação, da fabricação à venda de aeronaves, da organização à realização de grandes shows aéreos, competições nacionais e internacionais, recordes locais, regionais, nacionais e mundiais, do esporte à prática comercial de voos de instrução e/ou de aventura (com previsão estabelecida no futuro pelo projeto do novo CBA), da atividade ao branding de marcas.

Hoje temos no Brasil centenas de potenciais “Capadoccias” para o Aerodesporto. Cidades e regiões que se mobilizarão economicamente para receber turistas cativados pela prática e pelo visual de voos livres, proporcionados pelos parapentes, asas deltas, os planadores, os paramotores, os trikes, os ultraleves, os balões tripulados, os aviões e planadores de acrobacia, os drones, aeromodelos etc.

Baixe aqui o Anuário Brasileiro de Aviação Civil em português
Descargue aquí la versión en Español del capítulo 5 – Aerodeporto
Download here the English version of Chapter 5 – Air Sports

Estas modalidades têm sido a referência no crescimento de muitas das 5.600 cidades do Brasil. Com isso, o intuito da ADB Brasil, Instituto do Aerodesporto Brasileiro, é deixar registrado o crescimento do setor, o seu envolvimento e a necessidade da adequação das regras e normas à atividade, atrelados à facilitação por parte da comunidade praticante, em disseminar boas práticas e abrir pelo vasto Brasil mercados de construção, manutenção e formação de praticantes. Esses operadores, cientes de sua responsabilidade no crescimento do país, serão o berço da aviação civil para o momento em que a mesma alcançar os patamares antes da pandemia e os superá-los após a estabilização.

Estudos e fatos atuais comprovam de que a tendência é o mercado de esporte e lazer seguir para o meio ambiente consciente e sem fronteiras entre céu, terra e água.

Por Georges de Moura Ferreira e Marina Posch Kalousdian