Vamos tentar simplificar o entendimento do processo de cadastro da aeronave para o caso de ultraleve motorizado até 200kg e de balão livre tripulado realizado pelo ADB Brasil junto à ANAC:

  1. Você entra no site da ANAC no link a seguir https://sistemas.anac.gov.br/Aerodesporto103/ com o seu LOGIN e SENHA.
  2. Na plataforma procure cadastrar aeronave e siga no preenchimento de todas as informações. Importante, tentar preencher todas não só as obrigatórias, pois assim poderemos demonstrar de que conhecemos bem a nossa aeronave para pleitear seguro RETAS para as mesmas. Se tiverem dúvidas, por favor, não hesitem em perguntar para que possamos tentar lhe orientar e solucionar a sua questão.
  3. Envie um e-mail para contato@aerodesportobrasil.com.br indicado a sua intenção em cadastrar uma aeronave regida pelo RBAC 103.
  4. A validação de cadastro de aeronave pelo ADB Brasil é todo on-line. Você sobe as fotos e prepara a documentação para provar que o peso vazio do equipamento é menor que 200kg. Coloca a identificação alfa-numérica de acordo com as orientações da IS 103-001. Assina com firma reconhecida ou através de certificado digital dois documentos declaratórios de ciência de uso pretendido e de peso máximo de decolagem. Todas está documentação deverá ser inserida na plataforma da ANAC.
  5. Com todas as imagens, documentos, declarações e informações inseridas o ADB Brasil irá lhe cobrar o valor para o serviço de R$ 100,00 a ser depositado em conta corrente do Instituto do Aerodesporto Brasileiro.
  6. Para cada serviço desses o ADB Brasil emitirá a correspondente NFES.