ORGANIZAÇÃO DA FAI
A Federação Internacional de Aeronáutica (FAI) é uma federação mundial que consiste em organizações nacionais e internacionais de aeronáutica e astronáutica respeitando os Estatutos. A FAI foi fundada em 1905. É uma organização não-governamental sem fins lucrativos que evita envolver-se em diferenças religiosas, políticas e raciais no curso de suas atividades. A Constituição da FAI consiste em Estatutos e regulamentos FAI, criados pela Conferência Geral.
As atividades da FAI incluem balonismo, voos motorizados, planador, helicóptero, paraquedismo, paraquedismo indoor, aeromodelismo, acrobacia aérea, asa-delta, ultraleve e paramotores, construção amadora de aeronave, aeronave de propulsão humana, parapente, e todas as outras atividades desportivas de aeronáutica e astronáutica. As atividades seguem o Código Desportivo e as Regras Antidoping da FAI.
A FAI é financiada pela filiação dos membros e receitas oriundas de outras fontes.
METAS E OBJETIVOS DA FAI
- Ressaltar o espírito essencialmente internacional da aeronáutica como instrumento poderoso para unir pessoas na compreensão mútua e amizade independentemente dos ideais políticos, religiosos e raciais, consequentemente ajudando a criar o bem Internacional e, deste modo, construir um mundo melhor e mais pacífico.
- Incentivar as qualidades físicas e morais, conhecimento técnico e habilidade como base para as atividades astronáuticas e aerodesporto.
- Unir os praticantes dos aerodesportos do mundo em competições internacionais.
- Educar os jovens através do esporte no espírito da compreensão mútua e amizade.
- Coordenar os esforços individuais dos Membros para promover a aeronáutica e a astronáutica no mundo inteiro.
- Garantir acesso adequado ao espaço aéreo para todos que quiserem voar.
- Fornecer um foro para troca de informações e discussão de problemas comuns com outros elementos da aeronáutica civil.
FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DA FAI
- Criar regulamentos para avaliar os desempenhos no espaço aéreo.
- Criar, definir e verificar recordes internacionais no espaço aéreo.
- Criar e colocar em vigor regras para competições internacionais no espaço aéreo.
- Organizar Jogos Aéreos, Campeonatos Continentais e Mundiais e outros eventos de esportes aéreos internacionais nas modalidades reconhecidas pela FAI, incluindo aquelas realizadas em competições poliesportivas.
- Ser a autoridade final para todas as competições internacionais de aerodesporto em competições poliesportivas.
- Montar, analisar e disseminar informações e estatísticas sobre as atividades da FAI em seus países membros que possam contribuir para o aprimoramento das aeronaves e equipamentos afins, para o aprimoramento de métodos de treinamento de pilotos, paraquedistas e paraquedistas indoor e ainda para a segurança nas atividades aéreas.
- Trabalhar com as Organizações Internacionais para proteger os interesses das atividades aéreas da FAI.
- Criar e incentivar padrões internacionais para pilotos, paraquedistas e paraquedistas indoor e distintivos de qualificação e exigências médicas para praticar atividades de aerodesporto.
- Reger as atividades internacionais reconhecidas de aerodesporto.
- Recompensar a excelência no desempenho e nas contribuições relevantes para a aeronáutica e astronáutica concedendo honrarias, medalhas, diplomas, títulos, e distintivos, em conformidade com os Estatutos e Regulamentos.
- Emitir publicações e outros materiais incentivando e registrando os objetivos e Atividades da FAI.